terça-feira, 7 de abril de 2020
Medicina é ciência?
disponivel na AMAZON.COM livros de autoria de prof Msc Roberto da Silva Rocha
Ciência não tem verdades. Ciência tem estágios temporários de conhecimento consolidado e virtuais. Cada avanço científico novo derroga o conhecimento anterior e o torna obsoleto.
O único problema de discutir se as posições são ou não científicas sobre se pode opinar no âmbito da medicina é que de acordo com a sociologia da ciência a medicina assim como a biologia não são científicas pois não se submetem ao empiricismo cartesiamo positivista.
É duro para o senso comum aceitar que a medicina não pode prever seus resultados como a engenharia entrega os seus produtos a partir de um modelo matemático estatístico.
Para contornar essa limitação epistemológica Bertalanffy criou a teoria dos sistemas gerais para abordagem da biologia de um modo heurístico a partir de Bogdanovich e a ciência da Tectologia ou das estruturas.
A mecânica quântica mexe com a capacidade da matemática e do senso comum de estabelecer um roteiro prévio com resultados previsíveis mas a abordagem heterodoxa dela nos levou a realização de avanços notáveis na probabilidade e estatístico nunca vistos.
Mais informações de novos modelos matemáticos permitindo entender o mundo quântico do fóton agora resolvem com grau de previsibilidade e controle de variáveis e do erro esperado dentro de parâmetros e de indicadores previsíveis.
O mesmo não se aplica à medicina e à biologia. São práticas paracientíficas cercadas de expectativas baseadas na capacidade infinita da natureza de ser múltipla e de nunca se repetir onde a soma das partes é maior do que o todo e que tudo está ligado a tudo com sinergia e sinestesia.
Esse é o lugar para mentes abertas e curiosas para quem pensa fora da caixa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário